As Lastras ou como conhecemos usualmente por porcelanatos de grandes dimensões, ganharam a preferência de azulejistas, arquitetos e profissionais da decoração. Esses revestimentos contam com uma série de benefícios que os colocaram em destaque globalmente, destacando-se pela praticidade de colocação, flexibilidade em diversas aplicações e proporciona um acabamento muito mais bonito.
O que é Lastra?
As Lastras ou porcelanatos em grandes formatos são revestimentos com medidas maiores, entre 90x180cm até 160x320cm e espessuras super finas entre 6 a 7mm dependendo do fabricante.
Por ter acabamento de alto padrão, podem ser usadas como revestimentos de piso, paredes e na confecção de lavabos, pias, nichos para TV, etc.
Quando usar as Lastras?
Como dito anteriormente, os profissionais do ramos estão sendo bem criativos quanto ao seu uso, sendo utilizado para: fabricação de peças de porcelanato esculpido (Pias, Lavabos e Painéis de TV), por ser uma peça grande, se utilizam poucas ou somente uma peça para, por exemplo, fazer um painel de TV, nesses ambientes, as emendas, que são reduzidas por conta das peças, fazem bastante diferença em termos estéticos.
As Lastras têm tido bastante sucesso em ambientes grandes, pois devido ao seu tamanho temos menos juntas e as juntas para esse tipo de peças estão entre 1mm a 3mm, onde as mais utilizadas são as juntas de 1,5mm e 2mm.
Em ambientes menos o intuito do uso da Lastra seria de proporcionar uma extensão visual do projeto, ou seja, pode criar uma ilusão de amplitude, contribuindo para um design mais expansivo e agradável visualmente. Essa estratégia é comumente utilizada para otimizar o espaço e tornar ambientes pequenos mais atraentes e funcionais.
Quais as vantagens de usar porcelanatos em grandes formatos?
Economia
Ao cortar a lastra conforme necessário para se ajustar ao espaço disponível, os projetistas podem garantir um melhor aproveitamento do material. Isso significa que podem adaptar o tamanho das peças de acordo com a necessidade do local, resultando em uma paginação ou disposição mais eficiente e esteticamente agradável.
Essa flexibilidade no corte e ajuste das lastras permite uma personalização maior do design, contribuindo para a eficiência do uso do material em áreas pequenas e proporcionando um visual mais harmonioso ao projeto.
Como temos menos juntas, aumentamos a produtividade de instalação, reduzimos o uso de rejunte, além de termos um visual mais limpo, despojado e contínuo.
Versatilidade
Devido ao seu formato, com uma boa paginação, é possível utilizá-los em diversos ambientes, usando o recorte para criar projeto únicos.
Manutenção facilitada
- Menos Áreas de Rejunte:
Os porcelanatos em grandes formatos geralmente têm menos junções ou áreas de rejunte em comparação com revestimentos menores.
As áreas de rejunte, por serem mais porosas do que os próprios revestimentos, tendem a acumular mais impurezas, sujeira e poeira ao longo do tempo.
- Redução do Acúmulo de Poeira:
Com menos áreas de rejunte, há menos espaço para o acúmulo de poeira e sujeira.
Isso resulta em uma superfície mais uniforme e mais fácil de limpar, reduzindo a necessidade de limpeza constante e facilitando a manutenção.
- Limpeza Facilitada:
A limpeza de superfícies com menos áreas de rejunte é facilitada, pois há menos espaços para a sujeira se alojar.
Além disso, a utilização de produtos específicos de limpeza pode ser mais eficaz, proporcionando uma manutenção mais fácil e eficiente do porcelanato.
Em resumo, a escolha por porcelanatos em grandes formatos não apenas oferece uma estética moderna, mas também simplifica a limpeza e manutenção devido à redução das áreas de rejunte, minimizando o acúmulo de sujeira e poeira.
Sensação de amplitude
Reduzir as emendas nas lastras cria uma superfície mais uniforme, eliminando interrupções visuais, e proporciona uma sensação de amplitude aos ambientes. Isso ocorre porque a diminuição do rejunte faz com que os espaços sejam percebidos como uma grande unidade contínua, em vez de áreas distintas.